O anual Burning Man voltou ao Deserto de Black Rock após um hiato de três anos de atividades presenciais devido à pandemia. De 28 de agosto a 5 de setembro o festival deste ano explorou o tema “Walking Dreams”, celebrando os sonhadores que canalizam o poder dos sonhos e da imaginação, tanto de forma literal quanto figurativa. Como todos os anos, os pavilhões que foram instalados no deserto exploraram o tema de forma criativa e inesperada.
Este ano, muitas das instalações abordaram temas de ecologia e sustentabilidade. Algumas das instalações foram construídas com materiais reaproveitados, incluindo uma escultura de luz interativa feita com plástico recuperado do oceano. Todos os anos, o festival Burning Man distribui uma série de bolsas de pesquisa, financiadas com a receita da venda de ingressos, com o objetivo de patrocinar parcialmente projetos artísticos específicos.
Continue lendo para conhecer dez instalações e pavilhões do Burning Man 2022 direto do deserto de Black Rock, no oeste de Nevada, com descrições dos criadores.
Empyrean
Laurence Renzo Verbeck
A arquitetura do EMPYREAN está repleta de narrativas e metáforas que, com crua inspiração artística, manifestam uma estrutura física e interna que permite ao visitante ser esculpido e esculpir a experiência. Essa escultura se manifesta pela utilização do percurso arquitetônico físico e prescrito.
The Last Ocean
Jen Lewin Studio
Uma paisagem expansiva de plataformas interativas que se iluminam por meio do envolvimento da comunidade. Criado a partir de plástico oceânico recuperado, este trabalho evoca um campo de gelo luminescente com uma composição enraizada em belas tesselações geométricas. THE LAST OCEAN, criado pela artista contemporânea americana Jen Lewin, explora a crise da poluição plástica em nossos oceanos, um planeta em aquecimento, recursos naturais cada vez menores e a necessidade de mudanças sistêmicas agressivas. Como abordamos e mitigamos os problemas que nosso planeta enfrenta como uma comunidade global?
Catharsis
Arthur Mamou-Mani e the Catharsis Crew
Catharsis é uma galeria fractal para nossos sonhos infinitos. Acolhe todas as artes no espírito de inclusão radical e auto expressão, atuando tanto como um anfiteatro na praia quanto como um museu itinerante para os burners de todo o mundo. Após o evento, ela será remontada em outras cidades. Catharsis é uma representação física do espaço hiperbólico. É uma representação tridimensional de uma geometria que só poderia existir em outra realidade – ou não? Este espaço infinito tem sete portais que se elevam para o céu e se tornam cada vez mais intrincados e íntimos, formando um conjunto de galerias de sonho para os visitantes desfrutar e expor artes de todos os tipos.
The SKUM Thundercloud
Bjarke Ingels e Jakob Lange
SKUM é uma grande escultura inflável que imita espuma, nuvens ou formações de universos distantes. SKUM é a palavra dinamarquesa para espuma – uma palavra que encapsula o diálogo lúdico da instalação e a interação entre os burners e a paisagem. SKUM – como espuma – é ao mesmo tempo física e etérea. À noite, a SKUM é iluminada por raios dentro da estrutura. Quando um som – feito pelo homem ou natural – ocorre nas proximidades de SKUM, os raios cessam – recomeçando somente quando a serenidade silenciosa retornar.
The 2022 Effigy
The Burning Man Project
No centro da cidade está a única obra de arte criada pelo Burning Man Project: o próprio Homem. Ao longo dos anos, Larry Harvey era quem guiava a formação do Homem e a materialização externa do tema. Com a perda de Larry em 2018, a tarefa de projetar a Man Base foi direcionada para a comunidade do Burning Man. Desde 2019, o Burning Man convida grupos de artistas a criarem obras para o Man Pavilion que serviriam de inspiração e referência. Em 2022, os artistas foram convidados a pensar grande, sonhar com o que poderia ser e refletir sobre o simbolismo do centro do festival. Quase todos os artistas que contribuíram com conceitos artísticos influenciaram no resultado final, que será revelado na playa.
Titan
Marcus Vinicius De Paula
A escultura localizada nas profundezas da playa não estava listada no mapa, premiando apenas os mais ambiciosos de maneira fortuita e misteriosa. O exterior de três metros de altura do Titan é feito de granito preto do Zimbábue, uma das pedras mais escuras e antigas encontradas na terra, contrastando com faces internas feitas de acrílico personalizado com um revestimento espelhado unidirecional. O espelho torna-se iluminado à medida que o sol se põe, dando ao trabalho um brilho etéreo à noite. Titan é o nome tanto da maior lua de Saturno como da sonda Cassini da Nasa que descobriu tempestades de poeira monumentais, surgindo dos deuses mitológicos pré-olímpicos que ritualisticamente se cobrem de poeira branca.
The Museum of No Spectators
John Marx + J Absinthia Vermut
Este museu finalmente ganhou vida depois de ter sido adiado durante a pandemia. A ideia original para este tipo diferente de galeria de arte permaneceu fiel à maneira como foi concebido pela primeira vez pelos artistas John Marx e J Absinthia Vermut. O espaço enfatiza a inclusão enquanto se afasta da “arte como um esporte elitista”. Ele desafia a noção de que os museus são espaços neutros para exibir o que os artistas fazem.
Unbound: A Library in Transition
Julia Nelson-Gal
Unbound é uma biblioteca neoclássica revestida de livros desconstruídos que representam a criatividade humana e o pensamento em mudança. Ao passear pelo volume é possível descobrir as páginas em camadas de palavras, ilustrações e idiomas díspares. Surpresas enchem as paredes com portas secretas, nichos, dioramas escondidos, estantes e um armário de cartas contendo objetos para serem levados. Algumas escadas e os pisos florais direcionam o visitante através de um dos três portais que representam o corpo, a mente e a alma. O reflexo nos fragmentos espelhados que piscam nas paredes representa tanto a perda de informações físicas quanto a volta dessas informações para o visitante, o criador final da informação. Nesse espaço é possível descansar e ouvir as leituras de outras pessoas de todo o mundo. Contemplar.
A Temple of Masks
Jason Gronlund
Um portal multidimensional que abriga uma coleção de máscaras deste mundo e do próximo. Este é um lugar para exploração e experimentação, um lugar onde podemos ser o que realmente somos: envoltos em mistério.
Paradisium
Dave Keane & Folly Builders
Paradisium é um bosque interativo de árvores geométricas construídas principalmente com madeira recuperada e árvores queimadas no incêndio do Complexo de Iluminação CZU em Santa Cruz. Uma cobertura interconectada cria sombras no chão da playa, e caminhos sinuosos levam a uma abertura no centro. Árvores escaláveis e várias passarelas entre a cobertura proporcionarão perspectivas elevadas. Assim como uma floresta real, o bosque terá suas estações e ciclos de 24 horas. O Paradisium oferece um espaço para descanso e reflexão enquanto promove um senso de comunidade e um investimento em nosso futuro compartilhado.